06 março 2016

A CAMPANHA DE ANA MAE BARBOSA PARA APRIMORAR O ENSINO DAS ARTES NO BRASIL

O Brasil está discutindo a BNCC - Base Nacional Comum Curricular, o que substituirá os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998.

Isso implica em definir 60% do que se ensinará nas escolas de todo o país.

A área de Artes está atualmente no módulo Linguagem e dessa forma permite compreender que pode ser dissolvida em outras disciplinas. Por conta disso, a FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil está lutando para que sejam ensinadas as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro por professores formados nas respectivas áreas.

Ana Mae Barbosa, a maior autoridade nacional e com inserção internacional neste assunto decidiu fazer um abaixo-assinado para defender a mesma causa e que sejam instituídas estas áreas artísticas como disciplinas.

Resultou dessa iniciativa um artigo disponível aqui e os vídeos abaixo, tratados como ciberativismo, afinal, Ana Mae vem dedicando sua vida a fazer isso: ativismo pela educação e pelo ensino/aprendizagem das artes.

A ideia original dos vídeos é de Jurema Sampaio e foram veiculados pelo Facebook de Ana Mae. Assista-os, pela primeira vez juntos.

















José Minerini
Editor AEOL