03 junho 2013

DIORAMAS COM TÉCNICAS RENASCENTISTAS

Trabalho com produção, organização e montagem de exposições já se vão mais de 20 anos, porém, ministrar disciplina sobre esse universo é coisa recente.

Quem trabalha com arteducação bem sabe quanto prazeroso (e trabalhoso) é planejar uma disciplina. Para preparar essas aulas venho tendo muito trabalho (e muito prazer) lendo pesquisas e relatos sobre os aspectos e funções envolvidos em uma exposição.

Antes de visitar o Museu de História Natural de NYC minha grande expectativa era defrontar-me com os famosos dioramas, espaços que procuram representar o mais fidedignamente algum fragmento ambiental e enquanto visitava fiz várias fotos. Veja:

AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online
 
AEP Online

Nem todo museu aqui permite que se faça fotografias. O de História Natural permite e meus alunos futuros certamente agradecerão.

No final da exposição da fauna americana é exibido discretamente um vídeo que explica como as pinturas nos fundos dos dioramas foram feitas para ambientar os animais empalhados: levantamento iconográfico, fundamentação científica rigorosa sobre os habitats, pesquisa de materiais e estudo de técnicas de pintura e desenho renascentistas - tais quais perspectiva atmosférica e escorço por exemplo - são aplicadas de modo que não se percebe limites nas quinas das vitrines e nem entre o que é pintura o que é objeto.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/

Nenhum comentário: