15 agosto 2011

GERHARD RICHTER DECEPCIONA NA PINACOTECA E SÉRVULO ESMERALDO SURPREENDE

Divulgada como exposição retrospectiva de um dos maiores pintores em atividade com obras selecionadas pelo próprio artista, a exposição de Richter que passa por São Paulo tem poucas e ótimas pinturas abstratas.

As obras que cruzam os universos da fotografia e da pintura estão presentes em impressões (diga-se muito boas) que frustram espectativas de quem espera ver a sofisticadíssima técnica figurativa do artista.

Betty, óleo s/ tela de Richter que tem reprodução impressa exposta na Pinacoteca do Estado

O texto que apresenta a exposição é lindo mas se esvai com uma reprodução que está logo na parede ao lado, prenúncio de uma tragédia curatorial inesperada.

Perguntei a uma das vigias da sala se tratava-se de gravura original ou de reprodução. Atenciosa, informou-me que era fotografia com intervenção pictórica do artista. Voltei a observar a imagem e não vi pincelada nenhuma.

Percorri as três salas da exposição - o que é pouco para uma retrospectiva - e uma pintura em cinza (o nada, segundo o texto de parede) que de imediato parece um plano metalizado refletindo luz se destaca. Outras poucas abstrações apresentam pinceladas, espatulações amplas e texturas que revelam o pleno domínio técnico e cromático de Richter.

A Pinacoteca disponibiliza na sala de recepção dois grandes balcões: um para recepção e informação e outro para o serviço educativo, o que é raro de se ver em museus e instituições culturais.

Frustrado, após visitar a exposição e conversar com a segurança da sala, voltei à recepção com a intenção de consultar um dos dois educadores que lá estavam mas não tive coragem. Eles estavam tão entretidos lendo jornal que intimidei-me e desisti. Uma pena!

Descontente, fui para a exposição de Sérvulo Esmeraldo e aí sim encontrei o vigor de uma grande mostra.

Nascido no Crato, o artista ajudou a montar a 1ª Bienal de São Paulo, estudou na FAU e foi bolsista em Paris, informações que estão na cronologia de parade e narrada por ele mesmo em vídeo.

Sugestão: Não perca tempo na exposição de Richter e vá direto para as salas de Esmeraldo. Para aprofundar reflexões, torça para que algum educador esteja no espaço expositivo e poupe a equipe de segurança que não está lá para isso.

José Minerini
AEP 10 ANOS
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: