04 julho 2010

UM DIA, UM GATO

O filme é assim: um memorialista, uma escola, um professor, crianças, uma trupe de mágica e um gato. O gato usa óculos e quando os tira pessoas por ele vistas mudam de cor, revelando assim seus caracteres.

Pessoas coloridas em "Um dia, um gato"

Ao ver-se colorida, muita gente não gosta de ter seu caráter revelado e com isso a vida do bichinho é ameaçada. Sem temer a situação, o memorialista, o professor e as crianças se encantam com os poderes mágicos do gato e optam por defendê-lo. Pronto: a trama está armada!

Crianças com o gato
imagem: http://4.bp.blogspot.com/

Vencedor do Prêmio Especial do Juri no Festival de Cannes de 1963, "Um dia, um gato" foi dirigido pelo cineasta morávio Vojtěch Jasný quando viveu em Praga.

Na trama, o diretor da escola reprova a aula de pintura que conta com narrativa do memorialista. Ótimo para pensarmos em preparação de aulas/atividades, como essas são apresentadas às coordenações pedagógicas, quais são suas pertinências formativas e fundamentações metodológicas/didáticas.

Criança pintando no filme
imagem: frame reproduzido

Com indicação etária livre, esse filme possibilita investigar junto a seus alunos - além das qualidades cinenatográficas - quão diverso pode ser o significado das cores, como gostaríamos de ser vistos socialmente e também discutir o que é defesa de animais e ecossistema na sociedade contemporânea. Assim, cabe pensar em atividades interdisciplinares entre artes, ciências e sociedade.

Pense também em interdisciplinaridade com as aulas de informática, objetivando reflexões acerca da publicação de particularidades e vivências em redes sociais pela internet.

O gato nos braços de sua protetora

Só um problema: o idioma original de "Um dia, um gato" é checo e a versão em DVD não possui dublagem em português, o que lamentávelmente dificulta atividades com crianças em fase de alfabetização.

Acompanhado por belíssima trilha sonora, esse filme possui poética cinematográfica da mais alta qualidade.

Se por acaso as videolocadoras de sua região não disponibilizarem esse DVD e você resolver investir, veja aqui como adquirir.

Assista a um trecho:


José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo!